Role para cima

Meus Serviços

Serviço de

Educação Perinatal

A educação perinatal auxilia pessoas gestantes e/ou as suas famílias a adquirir conhecimentos, baseados em evidências científicas, sobre gestação, parto e pós-parto. Portanto, esse trabalho tem a finalidade de possibilitar que gestantes possam ter maior confiança e segurança no processo de gestar e parir. Dessa forma, elas conseguem conhecer melhor o seu próprio corpo e sabem o que irá acontecer ao longo do processo de gestar e parir.

Além disso, a educação perinatal também permite que as futuras mães possam fazer escolhas conscientes sobre esse momento. E para isso, estamos sempre em busca das evidências científicas mais atualizadas. A educação perinatal é muito mais importante em países como o Brasil, um país onde 55% dos partos realizados são cesarianas. Mas, isso não é tudo. Pois, é também um país com elevados números de violência obstétrica e neonatal. E só a educação perinatal pode mudar essas estatísticas

Educação Perinatal

A educação perinatal auxilia pessoas gestantes e/ou as suas famílias a lidar com o medo e ansiedade que costuma surgir durante a gestação. Pois, esse medo normalmente está associado a falta de conhecimento sobre o processo fisiológico de parir e os direitos que essa gestante tem. Além disso, essa forma de educação também permite que as futuras mães possam fazer escolhas conscientes sobre esse momento, e formalizar essa escolhas no seu plano de parto. Pois, ao conhecer melhor o parto, e desvendar os mitos e verdades sobre o nascimento, a gestante se torna mais consciente. Tanto do seu próprio corpo, quando do processo biológico de parir.

Porque estudar sobre o parto?

A educação perinatal é muito importante no Brasil, pois somos um país onde 55% dos partos realizados são cesarianas. Mas, isso não é tudo. Pois, é também um país com elevados números de violência obstétrica e neonatal. O que faz com que muitas mães tenham uma experiência de parto pouco positiva. Quando a gestante se informa e se apropria sobre o processo de gestar e parir, ela pode fazer escolhas entendendo melhor os impactos. Também pode se prevenir contra procedimentos obsoletos que alguns profissionais não atualizados insistem em fazer. Pois, são procedimentos que geram muitos danos.

Quando começar a estudar?

Muitas gestantes esperam o final da gestação para estudar para o parto. Mas a educação pode começar até mesmo antes de você engravidar. Pois, quanto mais tempo a mulher ou pessoa, esteja ou não gestante, tiver para estudar, mais conhecimento poderá absorver. Dessa forma, quando o momento de ter seu bebê finalmente chegar, você estará bem mais preparada para todas as etapas: da concepção, até o parto e pós-parto! Você pode escolher o pacote de doulagem que já inclui a educação perinatal. Ou, pode contratar consultas separadas para estudar um tema específico ou tirar suas dúvidas. Ou seja, fica a seu critério! O mais importante é que você entenda a importância da educação. E busque por ela sempre que surgirem dúvidas, ou simplesmente sentir a necessidade de saber mais, para se sentir segura e confiante!

Amei a Joyce e quero conversar com ela!